outubro 15, 2011

Heróis da própria história

"Tempos ruins são necessários, pra os momentos bons valerem a pena."
Já dizia o poeta.
Quer saber? Eu concordo com ele!
Vivemos tempos difíceis, lutamos e vencemos, pois a recompensa sempre vem. (Experiência própria.)
Aconteceu comigo. E, se ainda não aconteceu, calma... vai acontecer, também, contigo. Nos dedicamos durante dias a fio, meses, as vezes até anos. Damos o sangue por aquilo em que acreditamos (sentimos, queremos e afins), sem se importar, sem querer nada em troca, apenas pelo bem dos outros ou pelo que pensamos ser nosso próprio bem. E é quando menos esperamos que vem a guinada fatal, e vira nossa vida do avesso (ou a concerta).
Então, caímos. Despencamos do décimo terceiro andar do prédio da vida.
Repensamos, reavemos, analisamos, e chegamos a conclusão de que aquilo foi essencial para nosso crescimento como pessoas. Podemos até sofrer... Sofrer muito. Mas, passa... não tem como ser diferente.
E, as lições que tiramos vem pra suplantar a dor, a mágoa, até que o único sentimento que fica é o de gratidão. Vou dar um exemplo:
Chega o dia em que tu te apaixona por alguém. Tudo muda, tudo acontece. De repente tu não vive mais a tua vida, somente, porque a vida do outro te importa tanto quanto. E tu não tem vergonha disso, apenas orgulho, apreço... Por não se sentir só, por ter com quem compartilhar, por ter alguém a zelar, a amar. Mas, as pessoas ao redor muitas vezes não entendem... Talvez, por nunca ter vivenciado tal sentimento, por nunca ter esse alguém por quem se orgulhar. É aí que vem os problemas... Os falsos julgamentos, as fofocas e intrigas, tudo pra que esse sentimento tão puro de devoção se dissolva, e acabe.
A primeira coisa em que conseguimos pensar é "ah, eu fiz o que pude", mas no fundo, sentimos raiva. Raiva da inveja e da felicidade nos olhos dessas pessoas ao verem que "cumpriram sua missão". E em meio a revolta, a gente acaba entendendo que não tinha como ser de outro jeito, pois era algo nosso, nosso sentimento, nossa devoção, o que vai longe da compreensão dos outros, vai além do que essas pessoas que se alimentam de inveja e das infelicidades alheias conseguem enxergar.
Então, ao mesmo tempo em que pedimos a Deus pra que essas pessoas tenham o "abrir de olhos" e enxerguem as coisas como são de verdade, nos culpamos por não termos feito mais... mas aí é que tá, não tinha como fazer mais, já havíamos feito demais. Nos torturamos, em um conflito mental, procurando soluções pra algo que nunca teve uma, porque afinal, não precisava de solução, apenas de compreensão. Então, sofremos... Por ter que aceitar por livre e espontânea pressão a todos os falsos julgamentos e calúnias, sabendo que não era por aí que a banda tocava. Nos punimos involuntariamente, nos fechamos, e passamos a desacreditar que exista alguém no mundo capaz de ver o que víamos. E, só depois, nos damos conta de que o tempo, em nenhum desses momentos, deixou de passar. Aí chega a hora de correr atrás do prejuízo, né? Começamos a nos notar novamente, a ver o que nos tornamos e a revolta passa a ser outra: O que eu passei a ser por causa de pessoas que não mereciam.
Essa descoberta é maravilhosa! Pois, junto com ela recuperamos e adquirimos mais amor próprio, auto respeito, notamos o quanto somos incríveis e que se não fossemos tão fortes, não chegaríamos onde chegamos.
Depois disso, é uma lição atrás da outra. Cada lembrança, de cada mau momento, nos remete a um novo ponto de vista, uma nova percepção. Agradecemos ao que foi bom, guardamos boa recordações, e mais ainda, agradecemos por TUDO de ruim, pois esse "tudo" foi o que nos trouxe até aqui.
... Quem é que teve sua "missão cumprida", agora?
Aquelas pessoas, continuarão com as suas vidinhas medíucres e infelizes. Enquanto tu, te torna o herói da tua própria vida, uma nova pessoa, o teu novo orgulho.

A todas as pessoas que se identificaram com isso, aos "heróis da própria história", aqui vão os meus sinceros PARABÉNS! Vocês são incríveis, nunca esqueçam disso.
E aos que se acham melhores no papel de invejosos, um conselho: Amem as pessoas, não as queiram mal, pois as aqueles que vocês magoam hoje, serão aqueles que vão te magoar no futuro.
Era isso.

5 comentários:

  1. e os meu sinceros parabéns pra ti, que soube ser tao forte a admitir que caiu e soube se recompor, pois muita gente nao sabe o que é isso e fica se achando os donos da razao, tu é muito sabia, muito inteligente, e muito mulher pra saber o que é o melhor pra ti!
    beijos, eu amo voce s2

    ResponderExcluir
  2. E é bem assim mesmo. Como eu sempre digo "A vida é feita de detalhes e até mesmo as mais belas obras tem suas pinceladas erradas, mas jamais deixam de ser belas."
    A inveja das outras pessoas só remete a uma coisa: Alguma coisa você esta fazendo melhor, ou conquistando mais do que elas. Elas queriam ser você. Erga a cabeça.
    Dar-se o direito de errar e aprender com seus erros é uma arte, uma arte dolorosa, mas uma arte ainda assim.
    Doar-se não é perder a individualidade é saber dividir sua vida com alguém, é amar verdadeiramente.
    Isso ai Rê, muito bem dito, muito bem explicado. Espero que todos entendam de uma vez por todas que TODOS somos pessoas incríveis e não temos necessidade de magoar alguém.
    Tudo que vai, volta!

    ResponderExcluir
  3. Bem do caralho, e é bem isso aí mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Mais um belo texto rê! Meus sinceros PARABÉNS , como sempre falando e falando a verdade! abração
    ass: Richter

    ResponderExcluir
  5. É isso ae, não tem como não concordar com cada palavra que tu escreveu Rê.
    A vida é assim mesmo, aprendemos quando caímos, quando quebramos a cara, enfim... A cada obstáculo que passamos podemos perceber cada crescimento nosso.
    Beijo, te adoro minha flor!

    ResponderExcluir