abril 11, 2011

Caráter, ou você tem, ou você não tem!

Hoje eu estava conversando, sobre raízes - princípios, costumes e afins -, com a minha dinda e o meu priminho. Conforme o assunto foi rolando eu parei pra pensar em tudo que aprendi, a forma com que fui educada e os valores que sempre me foram passados com tanta dedicação, tanto pelos meus pais como pelos meus avós e tios. E imaginei que, talvez, a maioria das pessoas não tiveram essa criação... Será esse o motivo para agirem de certas formas?
Conheço pessoas que culpam os pais pelos erros que cometem, que dizem "não terem tido limites", e com isso justificam esses erros. Ao mesmo tempo, conheço pessoas - inclusive eu mesma-, que não tiveram os pais sempre presentes, e que não passaram a cometer erros por isso, muito menos, usaram a separação dos pais como desculpa para serem dissimulados.
Na verdade, é tudo uma questão de caráter.
As pessoas erram porque querem, ninguém fica lá "ei, tu tem que fazer isso errado", as vezes até ficam, mas vem de cada um ter bom senso e saber diferenciar o que é certo e o que é errado e não agir por indução. Agora, porque meus pais são separados, eu vou pra rua e usar drogas... Não, eu não vou pra rua e usar drogas, porque EU tenho que saber o que é melhor pra mim, e não fazer esse tipo de coisa pra chamar atenção para a minha carência.
O problema das pessoas de hoje em dia, é que elas vivem muito em função dos momentos ruins que tiveram. Não guardam os momentos de amor, de carinho e de alegria. Pensam apenas nas brigas, ressentimento e mágoa. Mas a questão que fica é: o mundo a sua volta merece tais atos por que não soubeste parar e pensar no que faz?? NÃO, o mundo não merece.
Então por favor, NÃO venha me dizer que age de tal forma porque uma vez na 1ª séria a tua coleguinha grudou chiclete no teu cabelo, ou porque quando tinha 7 anos viu teu cachorrinho morrer de tuberculose. ISSO NÃO JUSTIFICA falta de bom senso.
Cresça e apareça. Faça por ti mesmo e vai ver que não é assim que funcionam as coisas. A vida é mais do que uma repreensão na adolescência ou um apelido de mau gosto na escola.
Conquiste as pessoas pelo que tu é, não pelo que viu na tv e achou legal. Não tenha vergonha de dar um fora, de dizer um não e de mostrar que tem opinião própria. É mais válido ser admirado por ser autêntico, do que ser difamado por uma coisa que não é de verdade.

Era isso.

3 comentários:

  1. Muiiito bom como sempre! :)
    Realmente separação dos pais não é justificativa para seus erros eu sou mais uma dessa barca e nem por isso uso drogas, sou alcoólatra ou tive filhos com 12 ou 15 anos!
    Isso é uma questão se escolher o que é certo pra nós a vida nos mostra os dois caminhos o do bem e o do mal cabe a nós escolher e arcar com as conseqüências! :)

    TEAMO prima linda! ♥

    ResponderExcluir
  2. As pessoas costumam usar desculpas para garantirem absolvição de erros que na verdade elas querem cometer. Apenas não tem coragem suficiente para admitir.
    A covardia de lidar consigo mesmo é o que muitas vezes impulsiona as pessoas a se perderem no caminho das drogas e da reclusão.
    O ser humano tem uma mania muito estranha, ele admite ser sociável e precisar de carinho, mas não o pede quando esta realmente se sentindo só, dando origem a pensamentos vagos e auto destrutivos que acabam por abalar suas relações com as outras pessoas, criando a necessidade de formar máscaras para suportar viver consigo mesmo.
    É maravilhoso perceber que existem pessoas jovens como você que usam de sua inteligência para questionar o que lhe rodeia. Só assim podemos perceber a real beleza da vida e enxergar a essência das pessoas em sua real forma.

    ResponderExcluir