março 24, 2011

Respeito é bom e TODO MUNDO gosta!

Primeiro texto do novo blog, nada mais justo que falar de um assunto sempre em evidência. O raro, desejado e cobiçado RESPEITO, que pelo visto se encontra cada vez mais fora de moda.


Há quem diga que respeito consiste em ouvir os mais velhos, não interromper os professores, não falar palavrões, não cantar ou fazer qualquer tipo de barulho na hora das refeições - pois a mesa é um lugar sagrado -, não mastigar de boca aberta... Ouvimos esse tipo de coisa durante grande parte das nossas vidas, mas afinal, o que é exatamente o respeito?! Por que o seu conceito muda a cada dia que passa?!
Simples. Pra quê coagir com o caráter de uma pessoa afim de melhorar o convívio, se podemos simplesmente chutar o balde e fazer o que der na telha e não dá nada? Claro, é bem mais interessante. O ser humano traz no seu DNA a paixão pelo conflito, o gosto pela desavença. É muito mais emocionante ver o circo pegar fogo.
Estranho... há anos atrás a educação era algo tão bonito... é deprimente ver o rumo que as coisas tomam.
Conselho de amiga: Seja educado! Pratique o respeito e verá que não vai ser em vão. Por mais que não te entendam, te achem careta e 'last sumer", as pessoas que valorizam uma boa educação inserem muito mais positividade na nossa vida, e obviamente é, de longe, muito mais agradável e mais digno também.




"A bondade é o princípio do tato, e o respeito pelos outros é a primeira condição para saber viver."       - 
Henri Frédéric Amiel 

Um comentário:

  1. É aquela velha história, respeito gera respeito.
    Sempre faço questão de ser educado, salvas raras ocasiões.
    Respeitar opiniões, pontos de vista, a sexualidade de outra pessoa é muito mais do que ser compreensivo, é saber respeitar a si mesmo como humano, como diferente.
    Respeitar as diferenças é o que faz de nós uma força massiva de aprendizado.
    É respeitando primeiro a nós mesmo que podemos adquiria amor pela linda arte de respeitar o próximo.

    ResponderExcluir